Tuesday, March 27, 2007

Feliz Dia Mundial do TEATRO!


" O teatro é a mais bela das artes, porque está a meio caminho entre a Arte e a Vida. Ou talvez o teatro não seja sequer Arte, porque não é senão Vida.

Eu represento. Eu finjo. Todos nós fingimos. Todos fingem ser quem o outro espera que sejamos. Todos adequam as palavras, o estilo, os maneirismos ao público que assiste. Todos somos eu e o outro, todos representamos – não o nosso papel, mas o dos outros. Todos somos actores, mesmo quando não somos artistas. A nossa arte é enfrentar os dias – e ser.

Quem de vós poderá dizer que é sempre ver-da-dei-ro, coerente, puro (ou impuro, tanto faz)?

Fingir, fugir. Eu sou o actor que sai de cena, aquele que se senta entre a audiência. Porque estou cansado do papel que me coube. Prefiro ver-me em cada um de vós e viver duma só vez os papéis de todos. Porque eu já fui tu e tu e ele. E vocês os dois. E ela.

Eu fui vocês em mim próprio. E o sentido do que tenho para vos dizer – busco-o no que cada um de vós tem para me dizer. Talvez não tenham nada para me dizer, porque talvez o vosso papel seja fazer com que não haja sentido nenhum.

Acontece devagar, paulatinamente, até que um dia acordas com medo de viver.
"

Miguel Martinho


[Foto: We are the last living souls]

4 comments:

Anonymous said...

Adoro todos mas...

...parece mais a Noite dos Mortos-Vivos!

Acabadinhos de sairem das campas para irem para a Festa!

Não Depois mas sim Antes!

JorgeMiguel

Anonymous said...

Vi de novo e...

Fónix!!

Até assusta mesmo!!

JorgeMiguel

Anonymous said...

' Teatro é voz.. é corpo e alma '

um beijinho, enorme *

Tiago Correia said...

Gostei do comentário da maria ;)