Monday, February 5, 2007

" Os partidários do não afirmam que as perseguições não existiram ou foram insignificantes; isto não é verdade. Só nos últimos 8 anos, 30 mulheres foram julgadas e algumas foram mesmo condenadas. Foram sujeitas a exames medico-legais humilhantes e viram as suas vidas e a sua privacidade expostas publicamente. Nada disso bastou para que as mulheres deixassem de recorrer ao aborto, Sabemos hoje que as leis repressivas nestas matéria também são ineficazes. Se a lei não é para ser aplicada, porquê mantê-la?

- Para quê manter uma lei que promove a clandestinidade, a insegurança, a especulaçao e a fuga ao fisco? A vitória do SIM permitirá o alargamento e aperfeiçoamento da lei existente, permitindo que a mulher possa, até às 10 semanas e a seu pedido, interromper uma gravidez que não deseja, sem que por isso seja perseguida e condenada. A vitória do SIM implicará a regulamentação da lei de forma a que a mesma seja aplicada de forma efectiva e transparente nos estabelecimentos de saúde.


- Nos últimos 8 anos que passaram desde o primeiro referendo mais de 150 mil mulheres recorreram ao aborto. A maior parte em Portugal, muitos milhares em Espanha. Abortaram fora dos serviços de saúde e sem supervisão médica, informação ou apoio psicológico. A maioria passou sozinha por esta situação. 20% das mulheres tiveram problemas pós-aborto. Milhares, incluindo muitas adolescentes, tiveram de ser atendidas e internadas nos hospitais.

- Entre 1995 e 2004, 13 mulheres morreram em consequência de abortos mal feitos. Em 2005, quase mil mulheres foram internadas por complicações de aborto ilegal e estima-se que pelo menos mais de 3000 tenham sido internadas por esta causa. Após o aborto, a maioria não teve qualquer orientação para serviços de planeamento familiar.

- Os nossos impostos andam há muito a pagar as consequências dos abortos clandestinos. A vitória do SIM permitirá que a IVG seja feita de forma segura e acompanhada nos estabelecimentos de saúde. Até hoje, nenhum pais viu os seus serviços de saúde entrarem em colapso, tendo-se verificado diminuição do número de abortos à medida que a nova lei foi sendo aplicada.

O facto de existir uma lei que permite a despenalização do aborto até às 10 semanas não obriga ninguém a abortar. A vitória do SIM não impõe uma única posição sobre algo que é do foro íntimo. Permite a diversidade de opções religiosas e a possibilidade de escolha em questões vitais.

Respeita o direito de consciência.
"

http://cidadaniapelosim.org

10 comments:

Anonymous said...

a vitoria do sim implicaria a mulher poder decidir por vontade propria e sem kualker motivo matar o seu proprio filho..k mal fez o bebe à sociedade pa n ter uma oportunidade cm tda a gente tem???? K raio de mae mata o seu proprio filho??? N é esse o caminho!!! Há melhores soluçoes n ha necessidade de se matarem vidas, bebes inocentes!! VOTEM NAO!!

Catarina said...

1º: nao seria "sem qualquer motivo" (ninguém aborta por motivo nenhum, nao achas?)

2º: "k mal fez o bebe...", "bebes inocentes". bebé? qual bebé? ( bebé : s. m., criança recém-nascida ou de poucos meses; criança de colo in dicionario da lingua portuguesa, porto editora)

3º: " Há melhores soluçoes ". Claro que há! Mas o 'sim à despenalização' nao quer promover abortos. Apenas a hipótese de escolha.

NOTA de rodapé: em 50% das gravidezes indesejadas foi utilizado um metodo contraceptivo.

Anonymous said...

dsculpa la...mas isso sao tretas..c mais de 2 meses pa ti é so um feto k anda pali n?? ve na televisao os medicos a explicarem ta td dito e provado n necessita d mais comentarios é um facto!! n ha necessidade d se fazerem abortos por td e por nd, pk sim, despenalizar é LIBERALIZAR teem d ver os 2 lados da kestao e n simplesmente preocuparem-se c os interesses dakela senhora ou menina k está ali pk n teve cuidado, pk as gravidezes n "calham acontecer" cm se fossem coisas inevitaveis da vida. A mae n tem o direito de escolher ou n matar o seu proprio filho!! n o keria tivesse mais cuidado é mm assim, agr o ser humano k está para nascer n tem culpa nenhuma disso. Se é para matar, mata-se a mae ja k viveu uns anos ja e o bebe inda n. opa...ganhem juizo...o aborto N é o caminho mais correcto. Este caminho passa por se dar mais apoios às tais mulheres k n teem dinheiro e correm risco d vida a fazer abortos as tais mulheres k voces tanto defendem, podiam desta maneira criar o seu filho em segurança e n precisavam de correr riscos nem matar ninguem. E claro k o sim vai promover abortos! isso é uma conclusao obvia numa sociedade cm a nossa..

Catarina said...

Então vou tentar explicar tipo desenho: nao queres abortar, nao abortas. acho optimo! repara nas duas situaçoes:
1- aborto penalizado: tu nao abortas pq nao queres e quem quer abortar fá-lo em péssimas condiçoes
2- aborto despenalizado: tu não abortas pq não queres e quem quer abortar fá-lo em melhores condições.

Posto isto, diz-me em que é que a alteração da lei influencia a tua vida pra pior: EM NADA! Pra ti é igual, não queres fazer não fazes e pronto. Agora, lá por não o fazeres, não tens de achar que tens o direito de privar todas as mulheres que querem fazer dessa opção.

E não são tretas nenhumas. Tretas são as que tu dizes que não têm base em nada, dizes porque sim.

Estudo da APF (Associação de Planeamento e Familia): 75 milm mulheres que já abortaram em Portugal estavam a fazer algum tipo de contracepção. Por isso nºao me venhas tu com tretas ou não me venham dizer que é um número insignificante ou que o número de casos é tão pqn que não justifica os abortos clandestinos.

E qnt a dizeres que a despenalização é liberalizaçao: nos países onde a lei foi alterada, num período pós-estabelecimento da nova lei, o número de abortos diminui até tender pra estabilização.

Informa-te do que dizes antes de falar, não digas só porque sim ou porque inventaste ou porque ouviste não sei quem dizer, está bem? Ah, e se puderes, identifica-te também.

Anonymous said...

loool tem piada...pk segundo dados da Eurostat, que obviamente n sao dados inventados, o nr d abortos nos países ond foi liberalizado aumentou brutalmente mm! lol e n digas k é por la irem tb as portuguesas pk isso n é verdade. Dps, tenho mt a ganhar c isso pk eu tinha vergonha d tar a financiar c os meus impostos abortos feitos por mulheres k se tiveram completamente a cagar pos anticontraceptivos k nao sao poucas kualker farmaceutica pode confirmar isso. Mais uma cena, ate hj nenhuma mulher foi presa por ter abortado! lol os dados tao a vista ta td comprovado ha factos inegaveis k os defensores do sim kerem ignorar, so kerem defender as pobres coitadinhas k n teem condiçoes pa abortar..sinceramente...eu defendo a vida humana, defendo o direito à vida e c mais de 2 meses n é um feijaozito k anda pali cm voces dizem, é uma vida humana! ja xuxa no dedo, ja tem coraçao tem pernas tem braços tem olhos, tem sensibilidade ao toke. Por favor esses argumentos do aborto clandestino... É k voces tao tao enganados k n fazem ideia do ridiculo k é estar-se a defender o aborto livre..é isso uma sociedade evoluida pa voces??? lol uma sociedade em k se aborta pk sim...pk o dia correu mal simplesmente..e eu a pagar isso?? lool é ridiculo dsc la...a maioria dos defensores do sim nem seker sabe k ja existem excepçoes na lei actual lol se kers pagar os abortos paga tu eu n tou pa isso...prefiro pagar pa ajudar essas mulheres a terem os seus filhos em condiçoes e a ama-los cm kualker otro filho percebs? eu defendo isso! td menos mata-lo so pk lhe apetece. Enfim ninguem vai mudar d opiniao por isso debates sobre isto n levam a nd...é esperar pa ver mas sinceramente vou ter mta vergonha d ser portugues se tiver d sair do meu bolso guito pa financiar assassinios por td e por nd.

Catarina said...

"Contrariamente ao que se pensa geralmente, a legalização do aborto não acarreta necessariamente um acréscimo das taxas de aborto"(OMS)

A título de exemplo podemos citar que na Itália e segundo os serviços oficiais, desde a despenalização do aborto em 1980 a 1996 o número de abortos passou de 209 mil para 129 mil. Na Holanda, verifica-se a taxa de abortos mais baixa do mundo – 5,5 abortos por mil mulheres em idade fértil, por ano. A diminuição do numero de abortos verificou-se em todos os países da Europa, à excepção de Espanha. Pronto, se quiseres eu não digo que as mulheres portuguesas que lá vão influenciam os números...mas espero que sejas suficientemente inteligente para deduzir isso por ti proprio/a.

As mulheres so nao estao presas porque têm pena suspensa porque foram julgadas e condenadas como aconteceu em Aveiro, em Julho do ano passado. E o pior é que nem sequer consegues compreender o quão ridiculo é o que dizes! Queres uma lei que julgue, condene e prenda as mulheres que abortam e depois usas como argumento 'nao há nenhuma mulher presa'. Uau! O cúmulo da inteligência! Achas a lei é boa mas achas melhor quando não se aplica mas mesmo assim queres mantê-la. RIDICULO! Quanto a pessoas que não conhecem as excepções não te estás de certeza a referir a mim porque conheço-as muito bem.

Mais vergonha do que pagar abortos com os teus impostos, devias ter de pagar com os teus impostos todas as internamentos e tratamentos que derivam de complicações de abortos ilegais. Mas mais vergonha do que isso tudo ainda devias ter de ser tão mentalmente fechado que não consegues ver nem compreender que há outros casos de gravidezes indesejadas sem ser os que estão previstos na lei e os das "mulheres k se tiveram completamente a cagar pos anticontraceptivos".

mas tens razão numa coisa: esta conversa não vai conduzir a lado nenhum. dia 11 tu votas 'nao', eu voto 'sim' e pronto.

Anonymous said...

mai nd lol ta td dito eu tenho as minhas razoes pa votar nao e axo os teus argumentos ridiculos, tu tens as tuas razoes e axas os meus argumentos ridiculos portanto é ela por ela.. é esperar pa ver..mas n sei ond foste buscar esses valores pk os dados da eurostat mostravam claramente o contrario lol enfim...

Anonymous said...

mas ha aki uma cena k tu n percebeste, é k eu tb sou a favor da dspenalizaçao lol n concordo c as mulheres serem julgadas em tribunal nem terem d passar 3 anos na prisao cm kem faz pirataria, mas simplesmente entendo k dspenalizar É liberalizar e nesse facto ja n concordo, entendo k teem d haver alternativas d certeza k ha melhores soluçoes em alternativa aos 3 anos d prisao...enfim era so um ponto k axo k n tinhas percebido bem a minha posiçao. em resumo eu concordo k a lei deve ser alterada, mas nao desta maneira.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Catarina said...

anonymous: e' a minha ultima resposta pra ti: se 'es a favor da despenalizacao do aborto e vais votar 'nao' e' porque ha uma falha algures numa sinapse neuronal. e abracos nao que nao mereces =P (a brincar, sim?pra tentar desanuviar o ambiente...)

o q e' q eu era sem um namowado como tu, miguel? =') disseste tudo! susbcrevo e sem nada a acrescentar sem ser q te adoro daquela maneira q tu sabes =') *.*.*